4 Ótimas instituições onde você pode fazer um curso de graça

Estudar começou a se tornar muito mais em conta quando escolas renomadas e projetos abriram suas portas. A ideia das instituições é melhorar a qualidade da mão de obra no mercado, ajudando também no crescimento econômico no país. Pensando nisso a oferta de curso de graça aumentou e boas escolas os oferecem. Confira dicas de onde estudar sem pagar nada a seguir.

Onde fazer um curso de graça?

Uma boa notícia para quem deseja incrementar o currículo: curso de graça no mercado existe. Há boas instituições focadas em dar oportunidade a quem não pode pagar para estar em sala de aula e nem por isso quer deixar de aprender. Já dá para agendar inscrições 2018 em cursos para os próximos meses! São boas quatro dicas:

Fundação Bradesco

Além de suas salas de aulas espalhadas em diversas cidades brasileiras (são mais de 50 unidades), a Fundação Bradesco possui cursos livres para estudar sem pagar nada. Há cursos de informática, de gestão de negócios e pessoas, TI, dentre outros. Os cursos online são com vídeos e material digital.

Escola Técnica Estadual – ETEC

Estudantes do Estado de São Paulo contam com curso disponíveis de técnico tanto enquanto está cursando o ensino médio como com ele já finalizado. As opções das ETECs são para cursos de média e longa duração, com formação profissional e sem pagar nada. 

Infelizmente o processo seletivo de tais unidades é apenas uma vez ao ano. Para inscrições do ETEC 2018 é preciso obedecer ao calendário, pagar o boleto e aguardar a data da prova. As melhores notas na avaliação são selecionadas.

Senac

Apesar da maior parte dos cursos ser paga, há o programa Senac gratuidade pelo qual as mensalidades são de graça. Para realizar as inscrições é só visitar uma unidade da instituição. É preciso morar em uma região próxima e ter renda familiar de até dois salários mínimos.

Onde mais é possível fazer curso gratuito?

Nem sempre é necessário sair de casa para estudar. Para quem está se preparando para concursos públicos, por exemplo, há bons cursos gratuitos digitais sem pagar nada. O site PCI oferece conteúdo completo de diversas disciplinas para quem quiser assistir sem pagar nada. 

Para cursos presenciais grátis há o Senai. A maior parte é de formação profissionalizante da área industrial e comercial, mas há ofertas de cursos de base como informática, atendimento ao público, gestão, dentre outros. Basta visitar uma unidade da instituição e saber quais ofertas de temas estão disponíveis para matrícula. 

Online também estão disponíveis cursos gratuitos. São boas dicas:

  • Inead – todos os cursos com certificado de áreas de atendimento e tecnologia;
  • Iped – cursos de idiomas, artesanato, vendas, dentre outros;
  • Prime Cursos – telemarketing, gestão, informática e muitos outros temas estão disponíveis com vídeos e apostilas;
  • Educa – cursos focados em formação curta para aprender sobre reparos, automação e outros temas necessitados no mercado;
  • Dentre outros.

Universidades e faculdades ainda ofertam cursos livres das mais diversas áreas. Basta visitar os sites, buscar sobre oportunidades e como funciona o processo de matrícula. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *